2 de outubro de 2013

A culpa não é sua!


Notícias sobre estupro me deixam mal. Chego a pensar "e se fosse comigo?". Acho que não superaria nunca uma agressão dessas, talvez entrasse em depressão profunda e não levantasse da cama nunca mais. O mais triste de tudo é que parte da sociedade julga a vítima como a culpada pelo delito. Os argumentos mais comuns é de que a mulher usava roupa provocante. Mas nada, absolutamente NADA, justifica o estupro. O jeito como ela dança, o quanto está bêbada ou até se ela é sua esposa. E foi para responder contra argumentos como estes que um vídeo, usando a ironia como arma, foi lançado na Índia (país onde a mulher vale menos que lixo):



“Bhaya”
O popular guru indiano Asaram Bapu, por exemplo, disse que a vítima também teve culpa, embora em menor medida que os agressores, já que em vez de resistir “devia ter rezado para Deus e pedido aos estupradores, chamando-os de ‘Bhaya’ (irmão), que a deixassem em paz”.

O vídeo teve mais de 2 milhões de views em um semana.!

"Porque você pode até ser chamado de besta por ter andado pela rodoviária 2 da manhã com seu iPhone em plena vista, mas nunca ninguém vai duvidar que você foi assaltado. Nunca ninguém vai questionar se não foi uma ‘doação seguida de arrependimento’. Nunca ninguém vai dizer que você não foi assaltado coisa nenhuma, só quer acabar com a vida daquele cara honesto, ele não é um assaltante. Nunca ninguém vai ABSOLVER o ladrão do crime simplesmente por que você estava “dando bobeira”. E todas essas coisas acontecem quando o crime em questão é o estupro". Do blog Uma Feminista Cansada


Dica de leitura (eu li e sempre quis falar dele aqui):
Histórias que mostram o poder e a resiliência de mulheres que tinham todos os motivos e razões pra desistir, mas que nunca o fizeram. Serão uma inspiração para quem ler este livro e um modelo para os que lutam pela injustiça em todo o mundo.Um retrato cru, violento mas cheio de esperança de um século XXI desconhecido.

3 comentários:

  1. Também fico indignada com essa questão do estupro no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O post ficou excelente! Fiz das suas as minhas palavras: nada justifica o estupro. É uma coisa ridícula, que devia ter punições mais sérias, e bem mais sérias, na minha opinião.

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir