28 de setembro de 2013

Biscoitos caseiros

Hoje resolvi testar uma receita que estava copiada num caderninho já faz um tempo. Acordei cedo e sai com uma missão: comprar cortadores em formatos bonitinhos. Vieram 6 na cartela, nos formatos de elefante, hipopótamo, estrela, ursinho, flor e coração (e só me custaram 2 reais. TODOS). 
Usei apenas dois. O primeiro foi o de ursinho, como ficou um pouco complicado, ainda não tinha pegado o jeito da "coisa", deduzi que seria mais simples usar o de coração e acabei nem testando os outros (de tão ansiosa pra ver o resultado).

Foi nessa hora que percebi que não deveria seguir a receita ao pé-da-letra
Pra dar certo e "dar liga", você deve ir dosando a farinha de trigo na intuição mesmo. O segredo é pegar a mistura e ir juntando a farinha. Vai adicionando e mexendo, COM AS MÃOS mesmo, até que a massa não grude mais nas mãos. Eu fiz de pouquinho em pouquinho (com medo de dar errado) em um prato, mas agora peguei os macetes, na próxima vou jogar tudo no balcão e trabalhar a massa lá. Um local plano é o essencial, assim todos vão sair com a espessura igual. Espessura: esse é outro dos segredos: é importante que eles não fiquem muito grossos (o que facilita o manuseio na hora do corte), porém, não podem ser muito finos,seria o ideal, mas na hora de cortar dá um trabalhão.

Tem que ficar atenta ao forno, quem vai dizer se estão assados ou não, são seus olhos, se depender do relógio... aqui foi num estalar de dedos, quase. Eles ficaram bem moreninhos embaixo, senti que deveria virar, depois disso foi bem rápido. Dourou, tirou.
Pude experimentar de formas diferentes e a minha favorita foi do biscoito mais queimadinho. Fica mais gostoso e crocante (como estavam estes da foto acima).


E pra quem se interessou, a receita:




P.S.: não coloquei Nescau nos meus porque nunca tem Nescau quando a gente precisa. ¬¬




6 comentários:

  1. Amei as dicas e já deu água na boca

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AAAh fiquei com vontade de fazer *-* Sonho meu fazer biscoitinhos :3

    www.adolecentro.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Achei uma fofura os cortadores e principalmente os biscoitos :)
    Obrigada por visitar e comentar no meu cantinho!
    Estou seguindo o seu blog!

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu amo biscoites amanteigados *------*
    Adorei a receita, vou tentar fazer!!
    beijin's

    my-nails-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem gostoso, vou tentar fazer.
    Amei seu biscoito com formato de urso, vou tentar comprar uns cortadores antes de fazer!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir