30 de setembro de 2008

Deu a louca na gramática!

Agora é oficial. Foi assinado o decreto que aprova a reforma da ortografia brasileira.
Não sei quanto a você, mas achei uma palhaçada.
Eu, que sou assumidamente viciada no Gartic, o que será de mim, dos acentos, e dos hífens?
E quando desenharem um microondas, o que respondo? Micro-ondas? O que faço com o pára-quedas? "Paraquedas" é tão estranho tudo junto...
A única coisa boa foi a extinção do "¨" (é até difícil de encontrá-lo entre os caracteres do teclado). Nunca gostei dele. Linguiça com "trema", para mim, é vibrador.

Fico imaginando meus filhos perguntado:
- Mãe, pra que servem esses dois pontinhos suspensos?
(A nova lei ortográfica deve mudar algo no teclado também, ?).
E eu respondo:
- É que um homem, que tinha poderes e uma caneta - mas que não sabia falar direito e provavelmente também não soubesse escrever, resolveu que deveria "descompRicar" o português.

Só quero saber que destino dou aos meus Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado...
Faço uma fogueira e compro tudo novo atualizado com a nova lei?
Já sei (pra que diabos nasci brasileira senão pra dar "um jeitinho"?). A solução é usar o corretivo. Genial essa, hein?

Lula, agora que não precisamos mais dos acentos, enfie-os no seu rabo! Foda-se. Ou seria "fodase"?

"A pior parte é que eu não sei se sou "semi-analfabeto" ou se sou "semianalfabeto" isso está (ou seria "esta" ?) acabando comigo". (Palavras de Thyago, que vai ter que voltar pra alfabetização pra ajudar nas tarefinhas do Vitinho).

De reforma não tem nada. Achei que as mudanças foram bem pouco radicais. Não passa de um acordo político.

P. S.: o infeliz escolheu justo a data do centenário de morte do dono da cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras pra cometer uma cagada dessa...
Façameofavor!

5 comentários:

  1. Nossa senhora, ela vê coisa d+ kkkk
    -Linguiça com "trema", para mim, é vibrador.- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Hifens e acentos no rabo do Lula :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, atualmente, essa história é um pouco engraçada por vários motivos (tire pelo nosso presidente), porém, futuramente será um ponto preocupante e até mesmo ridículo!

    Eu acho interessante o fato de, apesar de a língua falada pelos outros membros dessa lei ser o português, ter a mudança regional. Por exemplo, agora escreveremos igual ao povo de Angola, que por sua vez terá de escrever igual aos de Portugal.
    Fazendo uma rápida analogia, seria como se os cariocas tivessem que falar como o pessoal da Bahia, e que por sua vez teriam que falar como os de Ceará!

    Ah! Achei muito interessante o seu blog!
    Em breve voltarei a visitá-lo.
    Aliás, já até coloquei no link "Blogs que Freqüento" (ou deveria ser "que Frequento"?!?!?)
    hahahaha
    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do TEXTO, porque adoro rir com tuas maluquices,mas não concordo com o pensamento...e quanto ao comentário do J.F.C.Silva(?)...não dá pra fazer analogia entre fala e escrita; nunquinha.

    ResponderExcluir