5 de janeiro de 2015

Comece o ano desapegando


Oficialmente, hoje é primeiro dia de 2015. Eu gosto de começar o ano abrindo espaço para coisas novas. Literalmente! Enquanto escrevo, olho meu guarda-roupas aberto esperando por uma limpeza, não só pra tirar o mofo e a poeira, mas também tudo o que venceu, não cabe ou não usei em 2014 e também o que já não faz mais sentido manter em minha vida. Quem não tem uma peça a qual existe um apego emocional?
Ok, as conexões com pessoas, objetos, lugares e situações são importantes e fazem parte daquilo que somos. O problema é quando algumas delas já não nos dizem mais respeito, porém o apego é tamanho que não nos permitimos seguir sem elas. Resultado: as transformações necessárias para a nossa vida acabam não acontecendo e ficamos estagnadas. "Muita gente permanece na chamada zona de conforto, mesmo que seja pra lá de desconfortável. Pode ser no emprego, nos relacionamentos, no casamento... Ainda que aquilo incomode, nos agarramos à ideia de que já sabemos como lidar com a situação e mantê-la sob controle. O novo, por sua vez, é imprevisível", diz a psicóloga Márcia Luz (SP).
Sabe aquele sapato que você comprou porque era lindo e está esperando até agora uma ocasião especial para ser usado? Acredite ou não, está atrapalhando sua vida! Explico: ter um armário cheio e ainda  assim a sensação de não ter nada pra vestir é culpa dele. Não só o sapato, mas pare um minuto e analise cada peça e tente lembrar da última vez que usou, será que vale a pena mantê-la guardada? E pra quê? Tente usá-la, fazer várias combinações, se nada disso acontecer, desapegue! Tenho certeza que não pode ser tão importante pra você. Faça uma doação. Alguém que esteja precisando dará muito mais valor e o que é melhor, usará!
E deixe pra fazer compras quando estiver realmente precisando, quando o momento especial realmente acontecer. Tudo precisa de uma história a ser contada. Até um sapato!

Esse foi resultado da minha última "limpeza" geral, esse ano não terá fotos porque já venho fazendo meus descartes aos poucos a cada dia e estamos planejando - minha mãe e eu - fazer algo maior dessa vez, trocar a mobília e tal.. muita coisa já foi embora e estão em novos lares.

Se este post for útil e precisa de mais ordem em sua vida, o Google te ajuda a conseguir 365 dias de organização para o ano todo. Esse link é a minha página inicial do Chrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário